segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Melancia - Marian Keyes





 PERSONAGENS

- Claire [Autora da história]
-James [Marido de Claire]
- Denise [Amante de James] 
- Judy [Melhor amiga de Claire] 
- Kate [Filha de Claire]
- Mary [Mãe de Claire; desastre na cozinha] 
- Jake [Pai de Claire]
- Margaret [Irmã de Claire; advogada]  
- Rachel [Irmã de Claire; veterinária]
- Helen [Irmã de Claire; sem sentimentos]
- Anna [Irmã de Claire; hippie]
- Adam [Colega de faculdade de Helen]
- Laura [Amiga de Claire]
- George [Amigo e colega de trabalho de James] 




ALGUNS TRECHOS

* "Dobrara a esquina errada em algum univero paralelo, onde as coisas ainda pareciam minha vida, mas era tudo mau, sinistro e errado." (pg. 59) 

* "O tempo passava. Lenta, muito lentamente, meus sentimentos começaram a mudar. A paisagem do deserto muda muito gradualmente, enquanto leves brisas erguemgrãos de areia e os movimentam, algumas vezes poucos centímetros, outras muitos quilômetros, de modo que, no final do dia, quando o sol se põe, a face do deserto está completamente diferente da paisagem que havia de manhã, quando o sol se levantou sobre ele. Do mesmo modo, minúsculas mudanças ocorriam em mim." (pg. 87) 

* "Não vou mais mentir por você Helen, estou colocando em perigo minha alma imortal" - Mary. 

*"Um homenzinho que aparece sempre em minha cabeça, segurando um letreiro em que proclama: 'O fim está próximo', naquele dia proclamava: 'A vida é mais do que apenas divertimento'." (pg. 154)

* "Faça a fineza de pegar o touro pelos chifres.
    Tenha a bondade de engolir o sapo.
    Se alguém fosse pedir meu conselho sobre a maneira de como lidar com alguma coisa da qual estivesse pavor, seria exatamente o que lhe diria para fazer." (pg. 157)

* "Além disso, na véspera eu vira, no shopping, um par de sapatos lindos, e os queria para mim.
    Não posso descrever a sensação de imediata familiaridade que circulou entre nós. No momentoem que bati meus olhos neles, senti-me como se já os possuísse. Só poderia supor que haviam sido meus em outra encarnação. Que eram meus sapatos quando eu era uma criada na Bretanha medieval ou uma princesa no antigo Egito. Ou talvéz eles fossem a criada ou a princesa, e eu fosse os sapatos. Quem pode saber? Fosse como fosse, estávamos destinados a ficar juntos." (pg. 165)

* "É mais fácil um camelo passar pelo burraco de uma agulha do que tomar emprestado o carro de papai." (pg. 185)

* "Alguém enfiou uma lata embaixo do meu nariz e a chacoalhou um pouco.
   - Gostaria de dar uma contribuição para as crianças necessitadas? - perguntou um homem com um ar nervoso e um sobretudo molhado.
   - Claro - eu disse, um pouco mais generosa do que o habitual, pelos efeitos do álcool, e enfiei uma libra na lata.
   E você? - perguntou ele, olhando para Laura.
   Nem pediu a Adam para contribuir. Obviamente, reconhecia logo um estudante pobre.
   - Ah, dou minhas contribuições diretamente - ela explicou ao homem.
   É verdade? - perguntei, confusa. Não sabia que Laura estava contribuindo para alguma organização de caridade voltade para crianças.
   - Bem, transo regularmente com uma criança - declarou ela. - considero isso uma contribuição bem direta.
   O homem pareceru horrorizado e saiu correndo para a mesa seguinte.
   Adam explodiu em risadas.
   - Nunca conheci nenhuma pedófila - disse ele." (pg. 200)

* "Tranparência afetiva etc., uma salva de palmas para o Dr. Freud." (pg. 253) 

* "Como disse alguém certa vez - alguém infeliz, sarcástico, um misantropo: 'Liberdade é apenas mais uma palavra para definir a situação de quem não tem mais nada a perder.'
   Até ouvi isso eu pensava que liberdade era ser capaz de ir nadar menstruada". (pg. 274)

* "Os preparativos para domingo" (Capítulo 21 - da pg. 289 até a pg. 291)

* Claire bêbada com suas amigas, em um club: " Quando vimos os policiais . . . exatemente isso" - havia achado que eram stripes não exatemente policiais.

* "Não tenho certeza se era uma sugestão ou uma previsão." "Vamos encher a cara." "De qualquer forma era um desfecho previsível."  

* "Tenha cuidade com seus desejos. Você pode conseguir realizá-los." "Há mais lágrimas causadas pelas atendidas do que pelas nçao atendidas." (pg. 384) 

* "Eu, no seu lugar, não tentaria conversar comigo. Estou num estado de espírito muito riuim e não sei se poderia ser cortês com o senhor por muito tempo" (pg. 419)

* "Sabia que fizera a coisa certa. Pelo menos pensava ter feito. Mas acontece que aquilo era a vida real. e nenhuma decisão era inteiramente clara. Não é comovirar no lugar certo e conseguir a felicidade para semprre ou virar no lugar errado e sua vida se tranformar num desastre. Na vida real, muitas vezes é quase impossível dizer qual a decisão que se deve tomar, porque o que se  ganha e o que se perde muitas vezes são equivalentes." (pg. 439) 

* "Desejava um mundo onde as coisas boas e as más tivesses rótulos claros. Onde música sinistra começasse a tocar no instante que o vilão aparece na tela, de modo a não se poder confundi-lo com o mocinho." - más e quando não se tem a música? Como saber quem é quem? (pg. 441)

* "Ninguém sabe o quanto é forte até precisar ser." (pg. 460)



[Postado: 30 de dezembro de 2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário