segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Nunca desista de seus sonhos - Augusto Cury



PERSONAGENS
- Jesus Cristo- Abraham Lincoln
- Martin Luther King
- Augusto Cury



ALGUNS TRECHOS

*"Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligênica do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligênica e crecem nos vales da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem." (pg 09)
*"A criança e o sábio  Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?". Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do seu mundo".
  Perturbada, ela novamente indagou: "Que tamanho tem meu mundo?". O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos seus sonhos".
  Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.
  Shakespeare disse que "quando se avistam nuvens, os sábeis vestem seus mantos". Sim! A vida tem inevitáveis tempestades. Quando elas sobrevêm, os sábios preparam sues mantos invisíveis: protegem sua emoção usando sua inteligênica como paredes e os seus sonhos como teto.
  Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances.
  A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos faz dos jovens idosos. " (pg. 10 e 11)


*"Um paciente culto me disse certa vez que era capaz de enfrentar um cachorro bravo, mas morria de medo das borboletas. Quais são os riscos reais que uma borboleta produz? Nenhum, a não ser encantar os olhos com sua beleza. O conflito desse paciente não são os perigos reais exteriores, mas os perigos imaginários. Seu drama não é gerado pela borboleta física, mas pela borboleta psicológica registrada de maneira distorcida nos solos da sua memória. Sua mãe lhe disse na infância que, se tocasse numa borboleta com as mãos e as colocasse nos olhos, ficaria cego. Quando o menino tocou numa borboleta, sua mãe gritou. O grito de alerta cruzou com a imagem da borboleta. Ambos os estímulos foram registrados no mesmo lócus do inconsciente, na mesma janela da maméria. A belíssima e inofensiva borboleta tormou-se um monstro." (pg. 12)


*"Todos criamos monstros que dilaceram sonhos" (pg. 13)


*" 'A paciência é amarga mas seus frutos são doces' "- Kant. (pg. 16)


*"A paciência é o diamante da personalidade. Muitos discorrem sobre ela, mas são poucos os que a conquistam e colhem seus frutos." (pg. 16)


*"Pequenos momentos que mudam uma história." "Pequenos detalhes mudam uma vida." (pg. 19)


*"A vida é um contrato de risco." "Basta estar vivo para correr riscos. Risco de fracassar, ser rejeitado, frustar-se consigo mesmo, desepcionar-se com os outros, ser incompreedido, ofendido, reprovado, adoecer. Não devemos correr riscos irresponsáveis, mas também não devemos temer andar por terrenos desconhecidos, respirar aers nunca antes aspirados."
  "Viver é uma grande aventura." (pg. 24)


*"Os discípulos correram riscos ao segui-lo, mas ele coreu riscos incomparavelmente maiores ao escolhê-los." (pg. 26)


*"A vida sem sonhos é como um céu sem estrelas." "SEm sonhos, a vida é como uma manhã sem orvalho, seca e árida." (pg. 27)


*"Existem diversas formas de restrição à liberdade. As preocupações existencias, os pensamentos antecipatórios, a ditadura de estética do corpo e a explorção emocional das propagandas são algumas delas." (pg. 28)


*"O Mestre da vida vivia o que discursava. Não impedia as pessoas de abandoná-lo, de traí-lo e nem mesmo de negá-lo. Nunca houve alguém tão desprendido e que exercitasse de tal forma a liberdade." "Quando voajo com minhas filhas à noite vejo ao longe as casas nas fazendas com a luz acesa, eu pergunto a elas: "Quem serão as pessoas que moram naquela casa? Quais são seus sonhos e suas alegrias mias importantes? Quais foram as lágrimas que nunca choraram?"
   Desejo humanizar minhas filhas, levá-las a compreeder que cada ser humano possui uma história fascinante , independentemente dos seus erros, acertos, vitórias e derrotas. Almejo que elas respeitem a vida e percebam a complexidade da personalidade." (pg. 29)


*"Os problemas existem para serem resolvidos e não para nos controlar."
 "A melhor maneira de ter dignidade diante das dificuldades e sofrimentos existenciais é extrair lições deles. Caso contrário, o sofrimente é inútil."
 "Ser feliz, do ponto de vista da psicologia, não é ter uma vida perfeita, mas saber extrair sabedoria dos erros, alegria das dores, força das decepções, corragem dos fracassos."
 "A morte o rondava, mas ele homenageava a vida. O medo o cercava, mas ele bebia da fonte da tranquilidade. Que homem é esse que discursa sobre o prazer da terra do terror? Que homem é esse que revela uma paixão pela vida quando o mundo desabava sobre ele? Sem dúvida, ele é o maior vendedor de sonhos de todos os tempos!"(pg. 31)


*"Depois de anos de análise detalhada é que fui entender o processo usado pelo Mestre dos Mestres.
   Todos os seus comportamentos tinham um alvo imperceptível aos olhos. Quando era gentil com uma prostituta, ele tratava o preconceito dos discípulos. Quando era ousado em situações de risco, ele tratava a insegurança deles." (pg. 34)


* "O maior não é aquele que domina, tem mais poder político ou financeiro, mas aquele que serve.
   Para ele , somente aquele que abdica da autoridade é digno dela."
  "Os que usam o poder e o dinheiro para controlar os outros estão despreparados para possuí-los. Somente os que servem são dignos de estar no comando."(pg. 35)


*"O conformismo, em psicologia, chama-se psicoadaptação." (pg.; 49)


*"A verdadeira sorte não é gratuita, mas a que se contrói com labuta."
  " 'Os perdedores vêem a tempestade, os vencedores vêem por trás das densas nuvens os raios de sol'."
 "Ele estava ferido, mas não vencido. Estava abatido, mas não destruído. Estava mutilado, mas almejava correr a maratona. Sua coragem era quase surreal, beirava o inacreditável, mas trazia-lhe saúde psíquica."
 "Suas flagrantes derrotas, ao invés de se tornarem um pesadelo, tornaram-se um romance pela vida. As suas crises de ansiedade tornaram-se como ondas que se debruçavam sobre a praia da sua história e produziam marcas de maturidade. Tornou-se um ser humano de raríssimo valor. Encontrou grandeza na sua pequenez." (pg. 51)


*"Há uma grande diferença entre o individualismo e a individualidade. O individualismo é uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência de solidariedade, no desejo de atender em primeiro, segundo e terceiro lugar aos próprios interesses. Em último lugar ficam as necessidades dos outros.
A individualidade, por sua vez, é ancorada na segurança, na determinação, na capacidade de escolha. É, portanto, uma característica muito saudável da personalidade. Infelizmente, desenvolvemos freqüentemente o individualismo, e não a individualidade." (pg. 53)


*"Diante do tumulto social, ele entrou no único lugar protegido do mundo: dentro de seu próprio ser. Lá ele se calou e fez a oração dos sábios: o silêncio."
 "Nos momentos mais tensos da sua vida, em vez de reagir, procure a voz do silêncio. Psiquiatras, psicólogos, intelectuais, generais, enfim, qualquer ser humano, que não houve essa voz, obstrui sua inteligência, tem atitudes absurdas, fere quem mais merece seu carinho." (pg. 55)


*"O homem que se vinga quando vence não é digno da sua vitória”, pensava o afiado escritor Voltaire." (pg. 57)


*"A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar - Sun Tzu."
 "Em seus discursos empunhava uma bandeira branca e visível revelando que os fortes amam, os fracos odeiam, os fortes incluem, os fracos discriminam." (pg. 65)


*"Precisamos sonhar com uma espécie mais feliz. Precisamos abraçar as pessoas diferentes. Precisamos dizer todos os dias que não somos americanos, brasileiros, judeus, árabes, somos seres humanos. Precisamos nos convencer, ainda que demore décadas, que a vida é um espetáculo imperdível." (pg. 71)


*" Quando os professores de história ensinam sobre a escravidão, sobre o terrorismo, o nazismo, as guerras, fornecendo apenas informações, sem teatralizar suas aulas e fazer com que os alunos se coloquem no luga dos que sofreram, eles não geram consciência crítica. Esse tipo de aula pode ser lesiva, pois leva à insensibilidade diante das atrocidades humanas." (pg. 71)


*"Quando o mundo nos abandona, a solidão é superável, mais, quando nós mesmos nos abandonamos, a solidão é quase insuportável." (pg. 82)


*"Por pensar tanto, era desconcentrado e distraído. Certo dia em que chovia muito, ao descer do ônibus, abriu seu guarda-chuva. Chegando no hospital da faculdade, percorreu os compridos corredores. Cumprimentou as pessoas que olhavam para ele sorrindo. Ficou alegre por estar sendo observado.
Depois de caminhar mais de cem metros, entrou no elevador e de repente percebeu que estava com o guarda-chuva aberto. Olhou para as pessoas meio sem graça, mas não ficou constrangido. Aprendeu a dar risadas das suas tolices.
Se não desse risadas, não sobreviveria, pois essas reações bizarras eram comuns. Ao rir de si mesmo, sua vida ganhou mais suavidade.” (pg. 88)


*"O princípio da sabedoria não é a resposta, mas a dúvida e a crítica - Durant 1996." (pg. 90)


*"Imagine um quadro de pintura que tem sol, lago e árvores. O pensamento dialético é a descrição da paisagem, o pensamento antidialético é a imagem em si e o pensamento essencial é o pigmento da tinta. A unica coisa real na pintura é o pigmento da tinta. As imagens e a descrição das imagens são belas, mas virtuais." (pg. 101)


*"Nossa espécie está adoencendo" (da pg. 108 até a pg. 110)


*"Aprendi que os sonhos transformam a vida numa grande aventura. Eles não determinam o lugar aonde você vai chegar, mas produzem a força necessária para arrancá-lo do lugar em que você está.Aprendi que ninguém é digno do pódio se não usar suas derrotas para alcançá-lo. Ninguém é digno da sabedoria se não usar suas lágrimas para cultivá-la. Ninguém terá prazer no estrelato se desprezar a beleza das coisas simples no anonimato. Pois nelas se escondem os segredos da felicidade." (pg. 113)

*"Capítulo 5 - Nunca desista de seus sonhos"! (da pg. 114 até a pg. 121)
*"Sonhe com as estrelas, para poder pisar na lua. Sonhe com a Lua, para poder pisar nas montanhas." (pg. 126)



[Postado: 5 de janeiro de 2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário